Pesquisa

Suco de Laranja - Agroinfo Junho 2025

7 janeiro 2018 17:02 RaboResearch

A recuperação da oferta global, com alta de 36% na produção em São Paulo, deve manter sob pressão os preços do suco e da fruta no início da safra 2025/26.

Intro

Início de safra com perspectivas positivas de recuperação

O Fundecitrus divulgou, em 9 de maio, sua estimativa para a safra 2025/26, projetando 314,6 milhões de caixas — um aumento de 36% em relação à safra anterior. O número surpreendeu positivamente o mercado, que já esperava uma safra maior em 2025/26, mas não acima das 310 milhões de caixas. Os contratos futuros de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ), em Nova York, têm oscilado, nas últimas semanas, entre $2,30/lp e $2,80/lp, refletindo as expectativas de recuperação da oferta no Brasil, após a queda significativa em relação ao patamar de $5/lp registrado em janeiro.

O clima favorável no final de maio e início de junho, com chuvas e temperaturas amenas, tem reforçado as expectativas de recuperação da produção brasileira em 2025/26. Os riscos climáticos de seca e calor durante o inverno parecem estar se afastando, o que pode beneficiar o desenvolvimento e a maturação dos frutos nos meses de junho e julho.

Embora seja provável um novo aumento na incidência do greening em São Paulo em 2025, o Fundecitrus mantém certo otimismo quanto ao manejo adequado dos pomares e à adoção de melhores práticas pelos produtores. Essas medidas devem contribuir para uma desaceleração significativa na propagação da doença nas próximas safras.

Vale destacar que a recuperação da produção no Brasil, estimada em 315 milhões de caixas, tem o potencial de reequilibrar o mercado mais rapidamente do que se previa, especialmente diante da queda na demanda observada nos últimos anos. Em outras palavras, embora não se trate de uma safra historicamente elevada, o mercado atual é menor do que há alguns anos. Assim, a oferta global de FCOJ (suco de laranja concentrado e congelado) pode retornar ao patamar de 1,4 milhão de toneladas na safra 2025/26, após cair para 1,1 milhão na safra anterior. Essa projeção considera apenas a recuperação brasileira, já que a produção na Flórida, no México e em outros países tende a se manter igual ou inferior à de 2024/25.

Enquanto a oferta deve apresentar uma recuperação significativa, a demanda global pode crescer de forma mais moderada em 2025/26. Após duas quedas expressivas — de 11% em 2023/24 e 15% em 2024/25 —, o consumo de suco de laranja industrializado deve registrar alta de cerca de 5% no próximo ciclo. Preços mais baixos, maior oferta e melhor qualidade de FCOJ e NFC (suco não concentrado) devem sustentar essa leve retomada do consumo. Quanto ao preço da laranja, dados do Cepea indicam um valor de R$ 45 por caixa, em meados de junho — o menor nível dos últimos 24 meses.

Pontos de Atenção:

    O consumo de NFC deve se manter estável na safra 2025/26, com forte demanda dos EUA por produto de alta qualidade. A manutenção das tarifas adicionais de 10% sobre o suco brasileiro deve limitar a recuperação do consumo no mercado americano.

Preços recuam com chance de oferta maior

Exportações brasileiras últimos 12 meses (FCOJ equivalente), 2022-2025

Fig 15
Fonte: Secex 2025

Futuros FCOJ ICE – (primeiro vencimento), 2022-2025

Fig 16
Fonte: Macrobond 2025

Disclaimer

As informações e opiniões contidas neste documento são meramente indicativas e apenas para fins de discussão. Quaisquer transações descritas e/ou ideias comerciais contidas neste documento não poderão resultar em nenhum direito. Este documento é apenas para fins informativos e não constitui, nem deve ser interpretado como, uma oferta, convite ou recomendação. Ver mais