Índice
Este artigo faz parte de:
Rabobank Agroinfo Junho 2025Pesquisa
Celulose - Agroinfo Junho 2025
Apesar da demanda firme na China e em outras regiões, os estoques globais estão aumentando como consequência do crescimento da oferta. Os preços devem continuar sob pressão no terceiro trimestre.

Mercado continua absorvendo o aumento de capacidade
A oferta global de celulose de mercado está aumentando em 2025, conforme o esperado, impulsionada pelo crescimento da produção em fábricas inauguradas em 2023 e 2024 na América do Sul e na Ásia. Com isso, os estoques globais de celulose de fibra curta estão em alta, de acordo com dados do PPPC (Pulp and Paper Products Council), passando de 39 dias em dezembro de 2024 para 44 dias equivalentes em abril de 2025, sinalizando maior disponibilidade. Estoques mais elevados estão pressionando os preços da celulose, à medida que a oferta aumenta no segundo trimestre de 2025. Como resultado, o preço da celulose de fibra curta na China recuou para $490/t em junho, comparado a $590/t no início de abril.
As importações de celulose de fibra curta continuam crescendo na China, com alta de 9% nos primeiros quatro meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Por outro lado, as importações de fibra longa apresentaram um leve recuo de 3%. Os preços mais baixos da celulose de fibra curta têm favorecido o aumento das importações pelos compradores chineses, o que também se reflete na elevação dos estoques nos principais portos do gigante asiático. Os estoques somados nos portos de Quingdao, Changshu e Zuhai subiram 15% em maio de 2025, em comparação com o mesmo mês de 2024, totalizando 2,3 milhões de toneladas.
Com relação às tarifas de importação nos EUA, as isenções autorizadas pelo USMCA incluíram produtos de madeira e fibras, o que, por enquanto, elimina esse risco para produtos vindos do Canadá e do México para os EUA.
Com relação à demanda global, anúncios recentes de medidas da China para estimular o consumo doméstico podem ter um efeito positivo no consumo de celulose e papel durante a segunda metade de 2025. Um aumento no consumo na China poderia ajudar a sustentar os volumes de importação de celulose neste ano e permitir ao mercado global absorver o aumento de capacidade proveniente das novas fábricas no Brasil, Indonésia, Chile e China.
Com o aumento da oferta de celulose e a volatilidade macroeconômica e política no curto prazo, os preços da celulose devem continuar sob pressão durante o restante do segundo e terceiro trimestres. Espera-se uma recuperação mais consistente dos preços globais a partir do quarto trimestre de 2025, após a diminuição das incertezas em torno das tarifas e do comércio, e o pico do crescimento da oferta com as novas capacidades produtivas.
Pontos de Atenção:
Recuperação dos preços deve atrasar
Exportações mensais de celulose 2022-2025

Preço da celulose de eucalipto na China 2022-2025
