Rabobank Brasil e Scheffer anunciam green deal de US$ 16 milhões com o objetivo de dobrar área certificada de agricultura regenerativa

Operação está vinculada ao sucesso da organização em alcançar a meta de dobrar área certificada pela Control Union sob o selo regenagri

São Paulo, 18 de maio de 2021

O Rabobank Brasil, banco de atuação global especializado em soluções financeiras e estratégicas para o agronegócio, e a Scheffer, uma das empresas pioneiras na produção de grãos e algodão no Centro-Oeste, anunciam a conclusão de um green deal —transação atrelada a metas de sustentabilidade — no valor de US$ 16 milhões.

A operação está vinculada ao sucesso da companhia em dobrar sua área produtiva que utiliza tecnologias da agricultura regenerativa, método sustentável que propõe cultivar o solo com redução do uso de químicos, recuperando e mantendo o ecossistema local. A Scheffer foi a primeira empresa do ramo agropecuário no Brasil a receber o selo do programa regenagri - certificação da organização global Control Union, que atesta a melhoria contínua na implementação e acompanhamento de boas práticas de agricultura regenerativa, e deve dobrar a área monitorada pelo programa de tamanho, passando de 4.055ha para 8.100ha até o fim de 2023.

O empréstimo e suas metas estão alinhados com a missão do Rabobank em expandir a adoção de práticas sustentáveis nos setores agrícolas e financeiros, incentivando e auxiliando produtores e agentes a fazerem as melhorias necessárias. “O Rabobank tem o compromisso com a sustentabilidade e acredita que iniciativas e transações guiadas por ESG (Environmental, Social, Governance) são fundamentais para vermos mudanças ainda mais positivas nas esferas ambientais e sociais. Esta tecnologia adotada pela Scheffer é um exemplo de inovação importante no aprimoramento da sustentabilidade para agricultura de larga escala”, diz Fabiana Alves, Diretora de Corporate Clients do Rabobank Brasil.

A iniciativa também evidencia os esforços contínuos da Scheffer, que tem buscado inovar e encontrar uma nova forma de pensar a agricultura. “Com a utilização de recursos tecnológicos e com olhar cuidadoso com o solo e a natureza, temos como meta dentro do nosso plano estratégico, reduzir cada vez mais o uso de produtos químicos, ampliando o emprego de produtos biológicos contra pragas e doenças das lavouras. Na safra 2019/2020, por exemplo, a aplicação de químicos nas lavouras de soja diminuiu 53% e nas áreas de algodão, 34% - sem alterar os índices médios de produtividade. E muitas das técnicas agrícolas consideradas regenerativas já são aplicadas pela Scheffer em todas as unidades produtivas há décadas, como é o caso do plantio direto, a rotação de culturas”, destaca o diretor da empresa, Guilherme Scheffer.

Sobre o Rabobank

O Rabobank é um banco de atuação global especializado em soluções financeiras para o agronegócio e tem profundo conhecimento em toda a cadeia de alimentos - do campo à mesa do consumidor. Por meio de sua área exclusiva de pesquisas, o Raboresearch, o banco desenvolve conteúdo sobre tendências e previsões sobre o agronegócio no Brasil e no mundo.

Com sede na Holanda, o Rabobank tem mais de 9 milhões de clientes e está presente em 40 países. A instituição atua no Brasil há mais de 30 anos e conta com 17 agências no interior do país, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos para produtores rurais e grandes empresas agroindustriais.

Sobre a Scheffer

Com mais de 30 anos de atividades, a Scheffer tem sede em Cuiabá (MT) e nove unidades produtivas distribuídas entre Mato Grosso, Maranhão e Pará, com presença também na Colômbia, com aproximadamente 225 mil hectares de área cultivada para a produção de soja, algodão, milho, pecuária, além de atuar na mineração.

A produção de algodão é a principal atividade. A empresa é uma das cinco maiores produtoras de algodão do País. O volume produzido é 100% certificado pelo Better Cotton Iniciative (BCI) e pelo Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Além de ser a primeira empresa do Brasil certificada regenagri.

A Scheffer investiu o conhecimento de décadas com novas técnicas para praticar agricultura regenerativa, que compreende num conjunto de ações que recuperam a biodiversidade, criando plantas mais saudáveis, resilientes e com um impacto melhor para todos: da vida no solo, às pessoas, o negócio e o planeta como um todo

Assessoria de Imprensa

SMARTPR | rabobank@smartpr.com.br

Thor Oliveira | (11) 9.7099-0172
Aline Vieira | (11) 9.9276-6463
Camila Nobre | (11) 9.9455-0960