Lançamento do título, que foi adaptado de documentário sobre o mesmo tema, terá debate entre entidades do setor

Será realizado no próximo dia 8 de junho o lançamento do livro “O Que é a Cultura do Desperdício” em um evento em Higienópolis, na cidade de São Paulo. A publicação é uma adaptação do documentário “Cultura do Desperdício - por uma sociedade mais consciente”, lançado em 2017, que aborda o desafio de evitar o desperdício e distribuir a renda de maneira a preservar a saúde do planeta e construir um futuro melhor.

O encontro terá uma discussão para apresentação do projeto com representantes do Rabobank Brasil, da ONG Banco de Alimentos, da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e da Conteúdos Diversos, produtora responsável pela iniciativa. A partir da parceria com o Istituto Europeo di Design (SP), Sérgio Lopes, sócio da Conteúdos Diversos, pôde aprofundar o tema no livro, que contou com texto e organização de Marcelo Candido de Melo.

"Ao pensar em economia circular desde a concepção do design dos produtos, é possível antecipar os eventuais problemas e criar sistemas que funcionem de acordo com as demandas da sociedade. Para isso, contamos com uma equipe transdisciplinar, capitaneada pelo designer Fábio Silveira, que incluía docentes e alunos de áreas gráficas, audiovisuais e editoriais", conta Sérgio Lopes, sócio e VP de criação da Conteúdos Diversos. A equipe se reuniu por meses para discutir e eleger os parâmetros para a criação da obra e dos vídeos que complementam o conteúdo impresso, acessados por meio de QR codes.

Além do livro, será lançado em breve um audiolivro e a transposição das entrevistas para o formato podcast para ampliar o público e divulgar as iniciativas que ajudam a evitar o desperdício e melhorar a distribuição de renda. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, com patrocínio do Rabobank Brasil, em parceria com a ONG Banco de Alimentos e apoio ABIMAPI.

Serviço:

DATA: 8 de junho, 19h

LOCAL: Instituto Europeo Di Design (IED) - Rua Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo – SP

PROGRAMAÇÃO: Coquetel de boas-vindas - Apresentação do projeto em roda de conversa com representantes do Rabobank Brasil, ONG Banco de Alimentos, Abimapi, IED e Conteúdos Diversos.

Ao final, apresentação do documentário “Cultura do Desperdício” (52’minutos)

FICHA TÉCNICA:

Autoria, coordenação editorial, curadoria: Sérgio LopesTexto Introdução ao documentário e organização do livro: Marcelo Candido de Melo Ideia original do documentário: Luciana QuintãoRealização: Conteúdo DiversosDESIGN DO LIVROCoordenação Gráfica: Eliane WeizmannDireção de Arte, Mentoria Projeto Gráfico, Design Gráfico e Produção Gráfica: Fabio Silveira e Ana KáritaDesigners: Giulia Guidolin; José Diogo; Julia Spilborghs; Mariana LeaAssistente de Produção: Beatriz BaboghluianProdução executiva: Silvia PradoRevisão: Paulo KaiserHotsite do projeto: Giulia Guidolin; José Diogo; Eduardo Prado Leme FerreiraMaking Of: Fábio RanzaniCrédito das imagens: Reprodução do documentário “Cultura do Desperdício” – Conteúdo Diversos.