Alerta de Fraude - Doação usando indevidamente o nome do Rabobank

Como é de conhecimento geral, o ano de 2020 vem sendo repleto de desafios (no aspecto sanitário, social, econômico, familiar, etc.), em decorrência da disseminação da COVID-19 em nível global.

Dentre os desafios enfrentados nesse período, é preciso destacar o sensível aumento de fraudes praticadas por meio da internet, que recomendam cautela especial com comunicações remotas/eletrônicas no período, e o uso de tecnologia para movimentações financeiras. É preciso, sobretudo, constatar que as comunicações/contatos possuem fontes seguras, e, em caso de dúvida, entrar em contato com o meio oficial de comunicação das instituições para que tais fraudes não sejam concretizadas.
 
Nesse cenário, uma das práticas fraudulentas que vem sendo utilizada é a promessa de repasse de valores decorrentes de um fundo denominado “MICROSOFT FOUNDATION (DONATION FUND)”, que teria sido criado para auxílio a determinadas pessoas como uma forma de auxílio para o período de pandemia. Para ter acesso a esses valores, a vítima da fraude teria que realizar inicialmente uma transferência eletrônica internacional, supostamente sob a regulação de legislação dos Estados Unidos da América. É por meio dessa transferência que os fraudadores obteriam a vantagem indevida desejada, e não prestariam em seguida a contraprestação prometida. 
 
Apesar do Banco Rabobank International Brasil S.A. jamais ter sido vinculado a fraudes dessa natureza, é sabido que o nome global da instituição “Rabobank International” já foi utilizado pelos fraudadores para levar adiante a tentativa de fraude. Por esse motivo, é importante levar ao conhecimento geral que o Banco Rabobank International Brasil S.A. não possui, e jamais possuiu, qualquer relação com o denominado “MICROSOFT FOUNDATION (DONATION FUND)”, e recomendar que eventuais contatos com essas características devem ser levados ao conhecimento da autoridade policial mais próxima ao seu domicílio. 
 
Eventuais dúvidas sobre os procedimentos adotados pelo Rabobank podem ser sanadas nas agências do banco, tratadas com o gerente de relacionamento do cliente ou mesmo apresentadas via ouvidoria: 
 
• E-mail: ouvidoria@rabobank.com 
• Correio: Avenida das Nações Unidas, n.º 12.995 – 7º andar – Brooklin – SP – CEP 04578-000
 
O Rabobank reafirma seu compromisso com o trabalho sério, ético e voltado ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro.