Política Socioambiental

É por meio de nossa política que buscamos assegurar o fornecimento de nossos serviços financeiros de maneira consistente com nossos valores e contribuir, cada vez mais, para o fortalecimento do agronegócio e da cadeia agroalimentar no Brasil.

A nossa política socioambiental define quais são os aspectos sociais e ambientais considerados inaceitáveis pelo Rabobank Brasil, chamados de critérios de exclusão, e quais consideramos que podem contribuir, chamados de critérios de qualificação e boas práticas.

E para garantir a aplicação de nossa política socioambiental e o compromisso de nossos clientes com a sustentabilidade, utilizamos um sistema de gestão de risco, com o qual esperamos poder incentivar a adoção de boas práticas socioambientais e identificar a existência de critérios de exclusão.

Entendemos a política socioambiental como algo dinâmico, um primeiro passo em direção à sustentabilidade. Por isso, ela é atualizada periodicamente com base no aprendizado obtido na sua aplicação. A política vem sendo implementada desde 2006 e foi elaborada após intensas pesquisas - realizadas ao longo de anos de experiência - e validada junto às principais empresas do agronegócio e produtores rurais do país. Trabalhamos muito próximos de nossos clientes para conhecer as suas necessidades e transmitir a importância do cumprimento da legislação ambiental e trabalhista no Brasil e no mundo.

Desde a implantação de nossa política temos percebidos resultados positivos, com a melhoria de uma série de indicadores socioambientais junto aos nossos clientes. E para contribuir efetivamente com estas melhorias, criamos uma série de ações para ajudá-los a conhecerem a legislação socioambiental e aplicá-la adequadamente. Além disso, nossas equipes de gerentes de relacionamento, analistas de crédito e analistas técnicos de operações recebem treinamentos especializados sobre a legislação ambiental e trabalhista para ajudar nossos clientes nestes desafios.