Querência recebe exposição fotográfica “Retratos da Terra”

A exposição será realizada dos dias 19 de julho a 21 de agosto, na Biblioteca Fonte do Aprendiz; as fotografias são fruto dos olhares artísticos da artista Karina Bacci, de São Paulo, da fotógrafa Danielle Munchen e dos alunos da Escola Estadual Querência

A exposição acontecerá na Biblioteca Pública Municipal Fonte do Aprendiz e ficará aberta para visitação do público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 18h, até dia 21 de agosto. A entrada é gratuita. A mostra é o resultado do projeto Retratos da Terra realizado em Querência durante o mês de abril, com o patrocínio do Banco Rabobank.

Os 20 jovens que participaram do projeto receberam formação técnica em fotografia e saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e seus impactos na vida da comunidade local. A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes da alimentação: como são produzidos os alimentos, colhidos e comercializados; também participaram de um workshop sobre aproveitamento de alimentos, que foi fonte de inspiração. O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da alimentação, evitar o desperdício e estimular o aproveitamento total de cada alimento.

“O Rabobank valoriza o potencial dos jovens de transformar a realidade e, consequentemente, contribuir para o futuro do agronegócio. Com a exposição, a comunidade poderá ver o resultado das reflexões dos jovens a respeito da cadeia de alimentos”, afirma Fabiana Alves, diretora do Rural Banking do Rabobank Brasil.

A fotógrafa Daniela Munchen, que vive em Querência há quatro anos, também foi convidada para representar o olhar de uma artista local sobre o tema. A curadoria da exposição é de Karina Bacci que, durante o projeto, ministrou aulas de fotografia e artes para os participantes. A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos e a importância da alimentação, uso consciente e aproveitamento de alimentos, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão.

O projeto conta, ainda, com um catálogo fotográfico – um documento artístico com todas as fotos da exposição e algumas que não foram expostas.

"Retratos da Terra” é idealizado pela Elo3 Integração Empresarial e viabilizado com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. O projeto conta com patrocínio do Banco Rabobank.


Serviço:
Retratos da Terra
Entrada: Aberta ao público - Grátis
Local:  Biblioteca Pública Municipal Fonte do Aprendiz
Av. Mato Grosso, 436 - Lote 1 – Quadra 6 – Setor C
Abertura: 19.07, às 9h00
Visitação: de 19.07 a 21.08
segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 18h