Rabobank Brasil patrocina evento da ONG Banco de Alimentos que celebra o Dia Mundial da Alimentação

O objetivo é mostrar a riqueza da gastronomia brasileira e o potencial nutritivo que os alimentos de diversas regiões do país podem oferecer

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação e chamar a atenção para a questão do desperdício de alimentos, a ONG Banco de Alimentos realiza na sexta-feira, 5 de outubro, no Unibes Cultural, em São Paulo, um ciclo de palestras sobre os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, uma verdadeira imersão nas tradições culinárias do país. As palestras serão apresentadas por cinco chefs renomados, um de cada região do país, que abordarão aspectos como: nutrição, uso cultural e possibilidades de aproveitamento integral dos alimentos. Participarão do evento os chefs: Madu Melo (Nordeste), Raul Godoy (Norte), Fernando Mack (Centro-Oeste), Cassio Prados (Sudeste) e Marcos Livi (Sul).

Luciana Chinaglia Quintão, presidente-fundadora da ONG Banco de Alimentos, considera fundamental que as pessoas despertem para a importância da boa alimentação. “Acredito que as bases para a construção de um futuro mais justo estão na educação e no direito de acesso a uma alimentação de qualidade”, afirma. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, existem 815 milhões de pessoas passando fome no mundo. No Brasil, segundo a ONG Banco de Alimentos, 25 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas todos os dias com os alimentos que são desperdiçados; 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os dias no Brasil, segundo dados do Instituto Akatu.
"Estamos muito felizes em anunciar a quinta edição do Dia Mundial da Alimentação. A gastronomia brasileira é extremamente rica. Como o Brasil tem dimensões continentais, acabamos não conhecendo todo o potencial nutritivo que os alimentos brasileiros podem nos oferecer. Promover a saúde por meio do combate à má nutrição é tarefa diária de todos que trabalham na ONG Banco de Alimentos”, explica Natalia Rodrigues, nutricionista da instituição. A ONG atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e de combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade – e em quantidade suficiente – para uma alimentação saudável e equilibrada. O trabalho da ONG possibilita a complementação alimentar diária para mais de 20 mil pessoas em 45 instituições sociais.


Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro em mais de 150 países com atividades relacionadas à nutrição e à alimentação. Os eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. O Dia Mundial da Alimentação é também uma oportunidade para demonstrar o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Alcançar a meta do #FomeZero em 2030. O evento “5 renomados chefs de cozinha, 5 regiões do país e 5 alimentos regionais” é gratuito e acontece das 14h às 18h. Conta com patrocínio do Rabobank Brasil e apoio da Unibes Cultural, que cedeu suas instalações. “Como banco focado no agronegócio, o Rabobank Brasil tem o compromisso de participar de iniciativas que promovam a disseminação de conhecimento e integração dos elos das cadeias do agronegócio. Participar do 5º Dia Mundial da Alimentação está alinhado com a nossa missão global de Cultivar um Mundo Melhor Juntos, que tem o objetivo de apoiar ações que fomentem a sustentabilidade no campo e a conscientização da sociedade para temas importantes como nutrição e desperdício de alimentos”, destaca Thais Fontes, gerente de sustentabilidade do Rabobank Brasil. A Unibes Cultural fica na rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do metrô. Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.


Confira a programação das palestras:
14:00 – 14:30: Boas-vindas e cadastramento
14:30 – 15:00: Chef Cassio Prados – Região Sudeste
15:00 – 15:30: Chef Fernando Mack – Região Centro-Oeste
15:30 – 16:00: Chef Raul Godoy – Região Norte
16:00 – 16:30: coffee break
16:30 – 17:00: Chef Madu Melo – Região Nordeste
17:00 – 17:30: Chef Marcos Livi – Região Sul
17:30 – 18:00: encerramento