Circuito Brasil de Viola Instrumental é atração gratuita em Rio Verde

Show acontece no dia 13 de julho no Parque de Exposições de Rio Verde

Aquele gostinho de encontro do interior, regado a causos, música de viola e muita prosa, é o que o Circuito Brasil de Viola Instrumental vai levar para Rio Verde. O consagrado violeiro Agnaldo Araújo é o anfitrião deste encontro que conta com a participação do personagem Caipira Januário, interpretado por Edson Lozano, do violeiro Carlos Kbelo e do ilustre convidado, João Ormund, violeiro do pantanal mato-grossense, que busca preservar a tradição da viola instrumental. O show tem entrada gratuita e acontece no dia 13 de julho, no Parque de Exposições de Rio Verde, às 20h30.

O Circuito de Viola é uma iniciativa do Rabobank, banco especializado e com origem no agronegócio, e recebe apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, contando com a produção da 3S Projetos. A proposta é valorizar a música regionalista e a cultura da viola instrumental, difundindo suas vertentes e dando ao público a oportunidade de assistir a espetáculos que remetem à sua própria identidade. “Para nós do Rabobank é importante incentivar a cultura nas comunidades onde estamos presentes. É com satisfação que levamos ao público de Rio Verde um projeto que valoriza a música de viola e as raízes do campo, conta Guilherme Caldas, gerente regional.

 

O formato mescla música e prosa, conectando violeiros e a plateia por meio de “causos” e histórias pitorescas que envolvem a música regionalista de raiz. Para esta apresentação Agnaldo Araújo presenteará o público com clássicos da viola, além de composições próprias como Viola Encantada e Povo Brasil.

 

Sobre Agnaldo Araújo: Músico, cantor e compositor com três álbuns gravados e mais de 20 anos de carreira, já participou de vários festivais de música pelo Brasil, destacando Viola de Todos os Cantos e Fé na Viola (Colatina/ES). Fez direção musical e participou de vários trabalhos teatrais infantis e adultos e toca viola no grupo Novos Caipiras (que mistura rap, rock e música brasileira usando a viola caipira, tendo recentemente gravado um clipe participado de alguns shows com Pedro Leonardo, filho do cantor Leonardo).

 

Sobre João Ormund: Violeiro mato-grossense, compositor, pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, há muito tempo decidiu fixar residência em Jundiaí/SP, com o intuito de levar a música de raiz pantaneira a outros cantos do país. É considerado pela crítica como um dos novos representantes da música regional brasileira. A obra de João Ormond é uma das mais expressivas revelações da paisagem poético-musical do Mato Grosso, revelando uma hibridação de sons e composições que sintetizam o que há de mais fino na chamada música popular brasileira (MPB), arranjada no choro lírico da viola de pinho – não deixando esquecer, assim, aquilo que bem registrou o sociólogo e crítico literário Antonio Cândido: que o lençol caipira brasileiro partiu de São Paulo e se estendeu até as terras mato-grossenses.

 

Sobre Carlos Kbelo: Multi-instrumentista, cantor e compositor, vem se apresentando por várias cidades do Brasil e da Europa desde 1984. Ao longo desse tempo dividiu palcos com artistas como Jair Rodrigues, Almir Sáter, Dominguinhos, 14 BIS, Demônios da Garoa, Zeca Baleiro, Guilherme Arantes, Oswaldo Montenegro, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros. Atua como músico e produtor no show “Tributo ao Rock Rural”, além de compor trilhas musicais para propaganda, espetáculos de dança e sapateado.

 

Sobre Edson Lozano: É ator profissional, há trinta e seis anos trabalhando em artes cênicas. O Caipira Januário atua no teatro em espetáculos para públicos adulto e infantil. Atualmente conduz trabalhos teatrais, garimpando e encenando a cultura caipira na prosa, na poesia e nos “causos”.

 

 

Serviço:

Circuito Brasil de Viola Instrumental – Rio Verde

Data: 13 de julho

Horário: 20h30

Onde: Parque de Exposições de Rio Verde

Endereço: Rua 20, nº 345, Bairro popular – Rio Verde

Entrada Gratuita

 

Mais informações à imprensa:

Samanta Cezarini – (19) 99155-8222

Email: samanta@sc2comunicacao.com.br