Nossa história

Nosso passado nos transformou no que somos hoje: o maior banco do setor de alimentos e agronegócio do mundo.


Uma visão pioneira

Tudo começou há bem mais de um século, quando Friedrich Raiffeisen, idealizou, em meados de 1800, um sistema no qual a poupança dos próprios produtores rurais seria utilizada para fornecer suporte financeiro por meio de crédito.
A filosofia cooperativa é simples: um grupo de pessoas são coproprietários, sócios e diretores e, consequentemente, têm responsabilidade mútua. Este banco de cooperativa é financiado pela atração de poupança da comunidade local. Os agricultores que sejam membros do banco podem emprestar dinheiro a taxas de juro de mercado. Os lucros são adicionados às reservas do banco.
No final do século XIX, esta forma de autoajuda coletiva decolou na Holanda. Agricultores holandeses queriam se modernizar, mas muitas vezes tinha problemas para obter crédito. Então, cooperativas de crédito rural foram abertas por todo o país.


De onde vem o nome Rabobank?

Em 1898, foram criados os dois primeiros bancos centrais regionais: as Associações de Cooperativas dos Bancos Raiffeisen e do Banco de Crédito da Cooperativa Central de Produtores Rurais. Em 1972, essas duas organizações se fundiram tornaram-se uma cooperativa central - Cooperatieve Centrale RAiffeisen - BOerenleenBANK, ou RABOBANK. Uma combinação das primeiras letras dos dois originais bancos cooperativos que selaram a fusão de suas identidades.


Presença global

A expansão internacional de empresas holandesas nos anos 70 e 80 do século passado, também atraiu o Rabobank para ir além da fronteira. Em 1981, o Rabobank abriu em Nova York o primeiro escritório no exterior. Esse foi o primeiro passo. Desde então, o Rabobank abriu mais filiais na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul e entrou em alianças estratégicas com parceiros europeus, o que permitiu o Rabobank levar a sua experiência na área da banca de consumo e do setor agrícola para mercados promissores no exterior. Atualmente, estamos presentes em mais de 40 países e em todos os continentes do mundo.


Rabobank Brasil

A atuação do Rabobank no Brasil começou em 1989 como um escritório de representação. Já em 1995, obteve autorização formal para operar como um banco comercial e, em 2000, passou a atuar também como banco múltiplo, agregando a carteira de investimento. Desde então, o Rabobank tem investido em relacionamento de longo prazo e em serviços adequados aos clientes Corporate do setor de alimentos.
Com o intuito de atender as necessidades também do setor rural, em 2004, o Rabobank Brasil passou a oferecer produtos e soluções financeiras diretamente para os produtores rurais. Para tornar nosso relacionamento ainda mais próximo com esses clientes, abrimos agências nos principais polos do agronegócio. Hoje em dia, com sede em São Paulo, o Rabobank Brasil tem mais dezesseis agências distribuídas nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Maranhão e no Distrito Federal que atendem os principais produtores rurais do Brasil.