Conhecimento do Agronegócio

Informações que beneficiam nossos clientes

Fornecemos aos nossos clientes benefícios que vão muito além de serviços bancários tradicionais. Temos uma equipe de especialistas que gera análises sobre o setor de alimentos e agronegócio dando aos clientes uma vantagem competitiva.


Apoiando o desenvolvimento de seu negócio

Nosso departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR – Food & Agribusiness Research and Advisory) conta com um time de analistas que realizam importantes pesquisas nos setores de alimentos e agronegócio. Baseando-se na realidade local, a equipe conta sempre com o suporte da rede global do Rabobank, composto por profissionais em 13 países diferentes, que continuamente acumulam conhecimento nos maiores setores em todo o mundo.
Colocamos nossa experiência a disposição de nossos clientes através de estudos, relatórios e eventos, pois acreditamos que este conhecimento ajuda a compreensão dos mercados dinâmicos locais e globais em que operam. Sabemos que informação é uma vantagem competitiva e a visão de longo prazo é crucial para o sucesso, especialmente na indústria de alimentos e agronegócio.

“Com esse material decidimos basicamente todo o crescimento, toda a estratégia de comercialização e todos os indicadores de desempenho da empresa.”

José Carlos Escobar – Cliente Rabobank Brasil

Nossos estudos e relatórios

Agri Focus: Análises estratégicas do mercado e da indústria de alimentos e do agronegócio, que abordam as questões e tendências que estão sendo discutidas pelo mercado global.

Agro Info: Relatório trimestral que traz uma perspectiva sobre as principais commodities brasileiras, além de um artigo que discute temas em voga.

Relatório Rabobank de Fertilizantes: Estudo que discute os principais pontos-chave e as perspectivas para o mercado internacional de fertilizantes no curto prazo.

Perspectivas para o Agronegócio: Publicação anual que analisa as perspectivas sobre o setor de alimentos e o agronegócio no Brasil, baseando-se sempre na realidade global.

Contate seu gerente de relacionamento para ter acesso aos estudos e relatórios mais recentes.


Conheça nossa equipe de analistas

Andy Duff
Gerente do departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR – Food & Agribusiness Research and Advisory), Andy é especialista do setor de açúcar e álcool do Rabobank Brasil. Ele trabalha no Rabobank desde 2001, tendo passado seis anos na matriz holandesa, onde desenvolveu análises e estudos de suporte a negócios com clientes do setor de açúcar no mundo inteiro.
Em 2007 mudou-se para o Rabobank Brasil, onde é gerente da equipe de pesquisa que acompanha desenvolvimentos nas maiores agroindústrias brasileiras e nos mercados globais de commodities. Antes de entrar para o Rabobank, Andy trabalhou seis anos para a LMC International, uma empresa de consultoria especializada em análise de mercados agropecuários na Inglaterra.
Andy é formado em Biologia Aplicada pela Universidade de Cambridge e tem mestrado em Economia Agrícola pela Universidade de Reading.

Andres Padilla 
Andres Padilla é analista sênior do Rabobank Brasil e atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas nos setores de bebidas, laticínios e papel e celulose. O executivo colombiano é responsável por apoiar as equipes locais na  execução de projetos de consultoria e Mergers & Acquisitions.
Antes de se juntar ao Rabobank, o executivo trabalhou por oito anos na Zenith International, ocupando cargos de diretor e vice-presidente,  comandando pesquisas de mercado e projetos de consultoria.
Padilla é graduado em ciências contábeis e administração financeira pela University of Gloucestershire, na Grã-Bretanha e detém um MBA em Finanças do Insper, em São Paulo.

Matheus Almeida

Analista Econômico Sênior, responsável por Farm Inputs, Matheus é graduado em Ciências Econômicas pela Esalq/USP (2005), e completou seu mestrado em Economia Aplicada, também na Esalq/USP, no ano de 2010. O analista trabalhou por seis anos na empresa Bunge Alimentos, seu último cargo na empresa foi como Coordenador de Inteligência de Mercado.       

Guilherme Morya

Analista sênior do Rabobank Brasil e atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas no setor de café. Antes de se juntar ao Rabobank, Guilherme trabalhou no Departamento de Pesquisa da Louis Dreyfus Commodities com foco em café e posteriormente na Sparta Fundos de Investimento na área de análise de commotidies agrícolas. Também atuou durante 4 anos no Departamento de Inteligência de Mercado da Mosaic Fertilizantes, um dos maiores distribuidores de fertilizantes no mercado brasileiro. 
Guilherme é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista-UNESP e possui mestrado em ciências e economia do café pela Universidade de Udine-IT. Atualmente está completando MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV.
 

Adolfo Fontes 

Adolfo Fontes é analista sênior do Rabobank Brasil e atua no desenvolvimento de pesquisas na área de proteína animal. Antes de ingressar no Rabobank Brasil, o executivo ocupou por cinco anos o cargo de coordenador de inteligência de mercado para a DSM|Tortuga, empresa líder no setor de nutrição animal, além de ter atuado na área de pesquisa e consultoria para outras empresas. Adolfo também atua como professor visitante em consultoria e inteligência de mercado e é coautor do livro “Inteligência de Mercado: Conceitos, Ferramentas e Aplicações”, publicado pela Saint Paul Press. O analista é graduado em Propaganda e Marketing na Universidade Paulista e pós-graduado em inteligência de mercado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, faz MBA em economia na Universidade de São Paulo.

Victor Ikeda

Victor Ikeda é analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, focado no setor de grãos e oleaginosas. Antes de se juntar ao Rabobank, o executivo atuou como analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde foi responsável pelos levantamentos e acompanhamentos de custo de produção das principais regiões produtoras de cereais e fibras brasileiras. 

Victor é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Além disso, possui mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada na mesma instituição, focando seus estudos na integração de preços de soja entre regiões de produção e portos para exportação.