Conhecimento do Agronegócio

Informações que beneficiam nossos clientes

Fornecemos aos nossos clientes benefícios que vão muito além de serviços bancários tradicionais. Temos uma equipe de especialistas que gera análises sobre o setor de alimentos e agronegócio dando aos clientes uma vantagem competitiva.


Apoiando o desenvolvimento de seu negócio

Nosso departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR – Food & Agribusiness Research and Advisory) conta com um time de analistas que realizam importantes pesquisas nos setores de alimentos e agronegócio. Baseando-se na realidade local, a equipe conta sempre com o suporte da rede global do Rabobank, composto por profissionais em 13 países diferentes, que continuamente acumulam conhecimento nos maiores setores em todo o mundo.
Colocamos nossa experiência a disposição de nossos clientes através de estudos, relatórios e eventos, pois acreditamos que este conhecimento ajuda a compreensão dos mercados dinâmicos locais e globais em que operam. Sabemos que informação é uma vantagem competitiva e a visão de longo prazo é crucial para o sucesso, especialmente na indústria de alimentos e agronegócio.

“Com esse material decidimos basicamente todo o crescimento, toda a estratégia de comercialização e todos os indicadores de desempenho da empresa.”

José Carlos Escobar – Cliente Rabobank Brasil

Nossos estudos e relatórios

Agri Focus: Análises estratégicas do mercado e da indústria de alimentos e do agronegócio, que abordam as questões e tendências que estão sendo discutidas pelo mercado global.

Agro Info: Relatório trimestral que traz uma perspectiva sobre as principais commodities brasileiras, além de um artigo que discute temas em voga.

Relatório Rabobank de Fertilizantes: Estudo que discute os principais pontos-chave e as perspectivas para o mercado internacional de fertilizantes no curto prazo.

Perspectivas para o Agronegócio: Publicação anual que analisa as perspectivas sobre o setor de alimentos e o agronegócio no Brasil, baseando-se sempre na realidade global.

Contate seu gerente de relacionamento para ter acesso aos estudos e relatórios mais recentes.


Conheça nossa equipe de analistas

Andy Duff
Gerente do departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR – Food & Agribusiness Research and Advisory), Andy é especialista do setor de açúcar e álcool do Rabobank Brasil. Ele trabalha no Rabobank desde 2001, tendo passado seis anos na matriz holandesa, onde desenvolveu análises e estudos de suporte a negócios com clientes do setor de açúcar no mundo inteiro.
Em 2007 mudou-se para o Rabobank Brasil, onde é gerente da equipe de pesquisa que acompanha desenvolvimentos nas maiores agroindústrias brasileiras e nos mercados globais de commodities. Antes de entrar para o Rabobank, Andy trabalhou seis anos para a LMC International, uma empresa de consultoria especializada em análise de mercados agropecuários na Inglaterra.
Andy é formado em Biologia Aplicada pela Universidade de Cambridge e tem mestrado em Economia Agrícola pela Universidade de Reading.

Andres Padilla 
Andres Padilla é analista sênior do Rabobank Brasil e atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas nos setores de bebidas e laticínios. O executivo colombiano é responsável por apoiar os bancos locais na  execução de projetos de consultoria e Mergers & Acquisitions.
Antes de se juntar ao Rabobank, o executivo trabalhou por oito anos na Zenith International, ocupando cargos de diretor e vice-presidente,  comandando pesquisas de mercado e projetos de consultoria.
Padilla é graduado em ciências contábeis e administração financeira pela University of Gloucestershire, na Grã-Bretanha.

Jefferson Carvalho
Em 2011 Jefferson iniciou sua carreira no Rabobank Brasil, como analista de insumos agrícolas. Nessa função, ele é responsável por pesquisas e análises do setor de café.
Anteriormente, Jefferson atuou por três anos como analista de Business Intelligence na Dow AgroSciences. Nesta função, ele trabalhou ativamente em vários projetos relacionados aos mercados de defensivos agrícolase sementes. O analista trabalhou também por três anos no Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Universidade de São Paulo.
Jefferson Carvalho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP).

Renato Rasmussen
Responsável por pesquisas e análises do mercado de grãos e oleaginosas, Renato juntou-se ao departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank no Brasil em 2011.
Anteriormente, Renato atuou na Universidade de Illinois e no National Soybean Research Center (EUA) como assistente de pós-graduação em pesquisa em serviços diversos de consultoria envolvendo o agronegócio brasileiro, para clientes acadêmicos e privados.
Renato é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Economia Agrícola e do Consumidor pela Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (EUA).

Adolfo Fontes 

Adolfo Fontes é analista sênior do Rabobank Brasil e atua no desenvolvimento de pesquisas na área de proteína animal. Antes de ingressar no Rabobank Brasil, o executivo ocupou por cinco anos o cargo de coordenador de inteligência de mercado para a DSM|Tortuga, empresa líder no setor de nutrição animal, além de ter atuado na área de pesquisa e consultoria para outras empresas. Adolfo também atua como professor visitante em consultoria e inteligência de mercado e é coautor do livro “Inteligência de Mercado: Conceitos, Ferramentas e Aplicações”, publicado pela Saint Paul Press. O analista é graduado em Propaganda e Marketing na Universidade Paulista e pós-graduado em inteligência de mercado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, faz MBA em economia na Universidade de São Paulo.

Victor Ikeda

Victor Ikeda é analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, focado no setor de insumos agrícolas.Antes de se juntar ao Rabobank, o executivo atuou como analista de mercado da equipe de Custo de Produção Agrícola do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde foi responsável pela realização de levantamentos de custo de produção junto a produtores, técnicos e consultores das principais regiões produtoras de cereais e fibras brasileiras.  Nessa função, ele também desenvolveu informativos de insumos agrícolas com análise de evolução de preços e de mercado de defensivos químicos, sementes e fertilizantes. Victor é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), onde desenvolveu um projeto comparativo da competitividade de produção de soja no Brasil e nos Estados Unidos, em parceria com a universidade americana Iowa State University. Além disso, possui mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada na mesma instituição, focando seus estudos na integração entre os mercados de soja de Paranaguá (PR) e Sorriso (MT).